quarta-feira, janeiro 21, 2015

Cida destaca sistemas da Celepar para aprimorar políticas públicas

A vice-governadora Cida Borghetti conheceu na terça-feira (20) detalhes do sistema de acompanhamento do plano de metas implantado pela Celepar. O sistema integra informações de diferentes órgãos estaduais e faz o monitoramento e avaliação das ações governamentais. "É uma ferramenta fundamental para que possamos ter o acompanhamento do desempenho detalhado das ações do governo", disse Cida. "Essa análise crítica por área e região nos permite corrigir rumos e melhorar as políticas públicas", afirmou.

O presidente da Celepar, Jacson Leite, explicou que o sistema integra informações do plano plurianual, o orçamento, o acompanhamento da gestão governamental e o sistema de gestão, avaliação e monitoramento estadual. "O sistema é uma solução inovadora no país, que reúne em uma única base dados estratégicos para auxiliar o planejamento e acompanhar os resultados, permitindo a tomada segura de decisões", disse.

O sistema aponta também índices regionalizados de satisfação da população em relação a determinadas áreas e políticas públicas. "Essa análise crítica nos ajuda a proporcionar serviços com mais qualidade e eficiência aos paranaenses", frisou Cida Borghetti.

Além do sistema de acompanhamento, técnicos da Celepar detalharam outras soluções de inteligência criadas para o Governo do Estado. Ao todo são cerca de 300 sistemas, conhecidos como business intelligence (BIs).

A Celepar criou também a rede executiva para a gestão de governo, ferramenta pela qual os gestores das secretarias de Estado têm acesso a informações estratégicas, facilitando o processo de decisão.

De forma inédita no país, a Companhia criou o painel de números, plataforma que registra uma média diária de dois milhões de serviços públicos prestados aos cidadãos paranaenses pelo Governo do Estado nas diversas áreas de atuação. Este trabalho tem por base os mais de 900 sistemas que rodam na companhia.

O Gabinete de Gestão e Informações é outro exemplo de uso de soluções de inteligência. A sala informatizada, localizada no Palácio Iguaçu, permite à equipe de governo acompanhar em tempo real o desenvolvimento das ações executadas e em andamento no âmbito da administração estadual.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul