sexta-feira, janeiro 02, 2015

Duchas da Sanepar na praia ajudam a economizar água tratada

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) instalou 50 duchas para banho em pontos de maior movimento de veranistas nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal. Gratuita, a chuveirada do “Chuá” traz conforto aos banhistas e ajuda a reduzir o consumo de água tratada, pois o primeiro banho, para retirar a areia e o sal do corpo, já acontece na praia mesmo.

A água utilizada na ducha é tratada com cloro e filtrada com carvão ativado, fazendo com que ela tenha 95% menos sal, 99% menos bactérias e coliformes e um pH 10% menor do que a água do mar. A Sanepar alerta, entretanto, que, embora seja uma ótima forma de se eliminar a areia e o sal, a água das duchas não é própria para consumo e não deve ser ingerida.

As duchas têm uma bomba de acionamento manual e são de fácil utilização, permitindo banhos contínuos de até dois litros. Com menos sal e pH neutro, próximo ao da pele humana, a água traz a sensação de ser doce e é agradável ao contato. Cada chuveiro tem capacidade para até 600 banhos por dia. Depois de utilizada, a água é devolvida ao mar. 

A instalação do “Chuá” dispensa uso de materiais como cimento, areia e ferro e a utilização de bombas, energia elétrica e combustível. Os chuveiros são feitos de material reciclável, não precisam de manutenção a curto prazo, são duráveis e resistentes aos ventos e à salinidade.

Este é o segundo ano em que a Sanepar faz a instalação das duchas no Litoral.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul