segunda-feira, janeiro 19, 2015

Esquema antigrampo de Gleisi derrubou Demóstenes Torres

O temor de grampos autorizados pelo Judiciário, ou ilegais, patrocinados por adversários políticos, tem levado a senadora Gleisi Hoffmann e o marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, a usar "telefones antigrampo" - rádios comunicadores com frequência exclusiva - supostamente invulneráveis a qualquer espécie de escuta.

A precaução vem sendo tomada desde que o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef, denunciaram Gleisi e o marido como beneficiários do Petrolão. O receio que pudessem estar sendo monitorados pela Polícia Federal aumentou muito depois que Paulo Bernardo deixou o Ministério das Comunicações e passou a ser um cidadão comum.

Um "sistema a prova de grampo" foi o responsável pela desgraça política de Demóstenes Torres. O ex-senador democrata cultivava a imagem de paladino da moralidade, mas mantinha ligações muito perigosas com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Para tentar ocultar essa relação, o bicheiro e o senador só se falavam através de rádios comunicadores que acreditavam impossíveis de grampear.

A crença que o sistema era infalível era falsa e a Polícia Federal escutou, durante oito meses, todas as conversas, inclusive as mais constrangedoras, entre Cachoeira e Domóstenes. O Brasil inteiro ficou sabendo, por exemplo, dos nababescos presentes de casamento dados pelo bicheiro ao senador. Demóstenes foi, em 2012, o segundo senador cassado na história do Brasil.

Fábio Campana

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul