sexta-feira, janeiro 02, 2015

Governador nomeia secretários de Estado

O governador Beto Richa nomeou na quinta-feira (01), durante a cerimônia de posse no Palácio Iguaçu, os secretários que irão compor a equipe de governo para a próxima gestão. A nova administração terá 17 Secretarias de Estado, além dos órgãos de assessoria e apoio técnico e as empresas públicas. 

Richa ressaltou que fez uma análise criteriosa dos nomes que irão auxiliá-lo na administração e que todos os órgãos e secretarias devem cumprir metas ousadas em benefício da população paranaense. 

CONFIRA O CURRÍCULO DOS NOVOS SECRETÁRIOS: 

Secretarias de Estado (17 secretarias) 

Administração e Previdência

Dinorah Botto Portugal Nogara
 – Graduada em Administração pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Gestão Pública, Políticas Econômico-Financeiras e Planejamento Estratégico. Funcionária pública municipal desde 1983. Na Prefeitura de Curitiba, foi secretária de Administração, Finanças e de Recursos Humanos e presidente do Instituto de Previdência e a Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (CIC-SA) e superintendente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). No Governo do Paraná, foi assessora da Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral. É natural de Curitiba. 

Agricultura e Abastecimento

Norberto Anacleto Ortigara –
 Economista e técnico agrícola, desde 1979 é funcionário público de carreira da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, onde foi pesquisador, analista de mercado, diretor, diretor geral e secretário adjunto. Foi membro dos Conselhos de Administração da Emater-PR, do Ceasa-PR, da Claspar e da Codapar. Foi secretário municipal do Abastecimento de Curitiba. É natural de Seberi (RS). 

Casa Civil

Eduardo Francisco Sciarra –
 Nascido em Londrina, em 1952, é graduado em Engenharia Civil na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), de São Paulo. Foi presidente da Associação Comercial de Cascavel e, entre 1998 e 2002, assumiu a secretaria de Indústria, Comércio e Turismo do Paraná. Foi eleito deputado federal por três mandatos. Sciarra é um dos deputados paranaenses mais ativos na defesa do desenvolvimento econômico e social do estado. Presidiu a Frente Parlamentar em Defesa da Infraestrutura e a Comissão de Desenvolvimento Urbano. 

Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

João Carlos Gomes –
 É graduado em Odontologia, mestre e doutor em Dentística Restauradora. Desde 1979, João Carlos integra o corpo docente do curso de Odontologia da UEPG, onde é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da instituição (mestrado e doutorado). É acadêmico titular da Academia Brasileira de Odontologia e da Academia Paranaense de Odontologia. Foi reitor da UEPG e presidente da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), além de secretário Municipal de Educação e de Planejamento de Ponta Grossa. É natural de Santo Antonio da Platina 

Comunicação Social

Marcelo Simas do Amaral Cattani –
 Graduado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), com pós-graduação em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi diretor de marketing corporativo do Grupo Inepar, diretor de marketing da Fundação Cultural de Curitiba, presidente do Fundo Municipal de Cultura e diretor de marketing da Prefeitura de Curitiba. Foi secretário municipal de Comunicação Social de Curitiba. 

Cultura

Paulino Viapiana –
 Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná, pós-graduado em Marketing e MBA Team Management pela Fundação Getúlio Vargas. Foi presidente da Fundação Cultural de Curitiba de 2005 a 2010 e membro diretor do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais. 

Esporte e Turismo

Douglas Fabrício –
 Formado em Administração, pós-graduado em Recursos Humanos e Desenvolvimento Gerencial, é também professor universitário. Trabalhou por 13 anos na Coamo e foi instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e consultor no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Duas vezes deputado estadual, segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, líder das frentes de defesa das Micro e Pequenas Empresas e das Santas Casas. É autor de leis que declaram como utilidade pública entidades de apoio ao turismo e instituições de ensino que promovem a prática esportiva com crianças de famílias de baixa renda. 

Desenvolvimento Urbano

Ratinho Junior -
 Carlos Roberto Massa Junior nasceu em Jandaia do Sul. É formado em Marketing e Propaganda, pela Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter), com Pós-Graduação em Direito de Estado, pela PUC de Brasília. Tem cursos de especialização em Administração Tributária e Reforma Fiscal e Sociedade (em Madri, Espanha), e em Saúde e Educação em Órgãos de Governo (em Havana, Cuba), entre outros. Na vida pública, foi deputado estadual e deputado federal por dois mandatos. Em 2013, assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Urbano do Paraná. Atualmente, é deputado estadual eleito com 300 mil votos. 

Educação

Fernando Xavier Ferreira 
- Nasceu em Ponta Grossa em 1949. É graduado em Engenharia Elétrica, opção Telecomunicações, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro, em 1971. Cursou o Management Training Course da Escola de Business Administration da Western Ontario University (Canadá) em 1982. Foi presidente da Telecomunicações do Paraná, diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional e presidente da Telecomunicações Brasileiras. Foi também professor da Universidade Federal do Paraná. 

Fazenda

Mauro Ricardo Costa 
- Auditor fiscal e com 52 anos de idade, Costa nasceu em Niterói RJ e é formado em Administração de Empresas. Foi secretário das Finanças da prefeitura de São Paulo de 2003 a 2004 e de 2011 a 2012, secretário estadual da Fazenda de São Paulo de 2007 a 2010 e secretário das Finanças de Salvador nos dois últimos anos. Ele também foi superintendente da Zona Franca de Manaus; presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). 

Infraestrutura e Logística

José Richa Filho –
 Engenheiro civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, pós-graduado pela Sociedade Paranaense de Ensino e Informática. Foi diretor administrativo e financeiro do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná e diretor administrativo-financeiro da Agência de Fomento do Paraná S.A. Foi secretário Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba. É natural de Londrina. 

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Maria Tereza Uille Gomes –
 Formada em Direito pela UEL, pós-graduada em Direito Processual Penal pela PUC/PR e em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Romeu Bacellar. É mestre em Educação pela PUC/PR e doutora em Sociologia pela UFPR. Ex-procuradora geral de Justiça do Paraná, foi a primeira mulher a assumir a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado e a Associação Paranaense do Ministério Público (APMP). É presidente do Consej (Conselho Nacional de Secretários Estaduais da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária); Conselheira do CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar); diretora presidente da Jusprev (Previdência Associativa do Ministério Público e da Justiça Brasileira), entidade que congrega 55 Associações de Classe de Carreiras Jurídicas Públicas do Brasil. 

Planejamento e Coordenação Geral

Silvio Magalhães Barros -
 Engenheiro Civil com especialização em engenharia sanitária e ambiental, Silvio foi prefeito de Maringá por dois mandatos (2005/2012), secretário de Esportes e Turismo do Paraná, Secretário de Turismo do Amazonas, sub-secretário de Turismo e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo. 

Saúde

Michele Caputo Neto –
 Farmacêutico, servidor público da Secretaria de Estado da Saúde desde 1985. Foi chefe de gabinete da Fundação Nacional de Saúde, chefe da Vigilância Sanitária Estadual, diretor geral do Centro de Medicamentos do Paraná e diretor dos Órgãos Produtores de Insumos e Imunobiológicos da Secretaria de Estado da Saúde. No Município de Curitiba, foi duas vezes secretário Municipal de Saúde e secretário Municipal de Assuntos Metropolitanos. É natural de Maringá. 

Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Ricardo José Soavinski -
 nascido em Maringá em 1963, Ricardo é oceanógrafo e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do governo federal. Sua atuação sempre foi voltada a pesquisa e conservação da natureza, tendo trabalhado em várias regiões do Brasil. Coordenou vários programas e projetos no IBAMA, Ministério do Meio Ambiente e ICMBio em cooperação com diversos organismos internacionais. Entre os cargos em que ocupou ao longo de sua carreira, destacam-se o de Diretor de Ecossistemas do Ibama, assessor especial do Ministério do Meio Ambiente e diretor de Unidades de Conservação do ICMBio. 

Segurança Pública e Administração Penitenciária

Fernando Francischini -
 Formado em Direito pela Universidade do Distrito Federal, é delegado da Polícia Federal e tem especialização em planejamento operacional, repressão ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em organizações internacionais – cursos realizados em instituições como a Drug Enforcement Administration (DEA), Immigration and Customs Enforcement (ICE) e Interpol. Francischini foi oficial do Exército Brasileiro e da Polícia Militar do Paraná, quando comandou a Rone e o COE – Grupos Especiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Em 2008, junto com o então prefeito de Curitiba Beto Richa, criou a primeira Secretaria Municipal Antidrogas do país. Em 2010, foi eleito com mais de 130 mil votos em sua primeira candidatura a deputado federal. Em 2014, reeleito novamente para o cargo. 

Trabalho e Desenvolvimento Social

Fernanda Richa -
 Bacharel em Direito e desde 2005 mantém o desafio de trabalhar pela política de Assistência Social. Sua primeira experiência aconteceu em Curitiba, quando presidiu a Fundação de Ação Social (FAS). No cargo até junho de 2010, Fernanda concentrou seus esforços na população mais vulnerável, atuando de forma descentralizada e cada vez mais perto de quem mais precisava de proteção social. A experiência na capital paranaense e o bom resultado alcançado lhe credenciaram a assumir, em janeiro de 2011, a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social. Entre as várias ações desenvolvidas na área, Fernanda implantou o Família Paranaense, programa estratégico que visa o desenvolvimento e a promoção social das famílias que vivem em maior situação de vulnerabilidade e risco no Paraná. Durante quatro anos, Fernanda foi responsável pelas políticas estaduais de Assistência Social e de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. 



ASSESSORIAS

Assuntos Estratégicos

Flávio José Arns 
– É formado em Letras e em Direito e Ph.D em Linguística pela Universidade Northwestern, dos Estados Unidos. Engajado na causa das pessoas com deficiência, tornou-se um dos nomes de destaque nessa área no cenário nacional e internacional. Na vida política, já foi deputado federal, senador, vice-governador e secretário da Educação no Estado entre 2011 e 2014.

Cerimonial e Relações Internacionais

Ezequias Moreira Rodrigues –
 Participa de movimentos sociais e políticos desde os seus 15 anos, como a reconstrução da Upes e UNE e foi, durante três anos, presidente do PMDB Jovem no Paraná. Foi um dos fundadores do Movimento pela Anistia no Paraná e participou dos Movimento Brasileiro pela Anistia e Diretas Já. Foi assessor especial do governador José Richa e seu secretário parlamentar na Assembleia Nacional Constituinte. Foi chefe de Gabinete do Prefeito Beto Richa e diretor de Relações com Investidores da Sanepar, onde é funcionário de carreira há 32 anos. É natural de Centenário do Sul.

Chefia de Gabinete

Deonilson Roldo –
 Jornalista, foi repórter do jornal Folha de S. Paulo, diretor da sucursal do jornal Folha de Londrina em Curitiba, secretário de Estado de Comunicação Social, secretário municipal de Comunicação de Curitiba e chefe de Gabinete do prefeito Beto Richa. Nasceu em Pato Branco.

APOIO TÉCNICO

Casa Militar

Coronel Adilson Castilho Casitas –
 Ingressou na Polícia Militar em 1980. Graduado em História, com especialização em Administração Policial, Ciência Política e Desenvolvimento Estratégico e Estratégias em Segurança Pública. Foi subcomandante do 10º BPM de Apucarana, subcomandante do 4º BPM de Maringá, comandante do 4º BPM de Maringá e diretor de Apoio Logístico da Polícia Militar do Paraná. Natural de Marialva, Norte do Paraná.

Controladoria Geral do Estado

Carlos Eduardo de Moura –
 Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, é mestre em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e especialista em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desempenhou a função de Inspetor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, onde ingressou por concurso público para a carreira de Assessor Jurídico.



Procuradoria Geral do Estado



Ubirajara Ayres Gasparin - Formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná em 1983, com mestrado na área pela mesma instituição, é procurador do Estado desde 1986. Foi professor de Direito Administrativo e Direito Constitucional na Escola da Magistratura do Estado do Paraná e professor da Faculdade de Direito da Universidade Tuiuti do Paraná.

EMPRESAS

Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina

Luiz Henrique Tessutti Dividino 
- Administrador de empresas, Luiz Henrique Dividino é natural de Curitiba e tem 50 anos de idade. Possui MBA em logística e em gestão empresarial e diversos cursos de especialização em portos europeus. Há 26 anos atua no setor portuário, tendo passado por empresas públicas de privadas. Na APPA foi responsável, no início dos anos 2000, por implantar o sistema Carga Online. Trabalhou no projeto no desenvolvimento dos empreendimentos de Pontal do Paraná e na revitalização do Porto de Antonina. É diretor presidente dos portos paranaenses desde março de 2012.

Companhia de Habitação do Paraná – Cohapar

Abelardo Luiz Lupion Mello –
 Formado em Contabilidade e Direito pela Universidade Mackenzie de São Paulo. É empresário, agropecuarista e foi, por seis mandatos, deputado federal. Lupion nasceu em Curitiba em 1952.

Companhia Paranaense de Energia – Copel

Luiz Fernando Leone Vianna –
 Já trabalhou na Copel de 1978 até 2002, quando foi para a Apine (Associação Brasileira dos Produtores Idependentes de Energia Elétrica). Na companhia exerceu os cargos de diretor presidente da Copel Geração S.A e diretor de Relações Institucionais da Companhia Paranaense de Energia – Copel (holding). Também foi coordenador do Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (Fmase). Leone Vianna é atualmente o presidente da Apine. Luiz Fernando Leone Vianna é administrador de Empresas formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Engenheiro Eletricista também pela UFPR. É pós-graduado pela UFPR.

Companhia Paranaense de Gás – Compagas

Fernando Eugênio Ghignone -
 Iniciou as atividades públicas em 1983 como secretário da Cultura, Esporte e Turismo do Estado do Paraná, permanecendo no cargo até 1986. Foi presidente dos Conselhos Estaduais de Cultura, Esporte, Turismo, Fundação Teatro Guaíra e Celepar. Nesse período, foi responsável pela criação da Orquestra Sinfônica do Paraná e também pelo tombamento da Serra do Mar no Estado do Paraná. Ainda em 1986, na gestão do ministro Celso Furtado, foi secretário de Atividades Sócio Culturais do Ministério. Nos dois anos seguintes, foi presidente da Embrafilme S.A., quando reorganizou e saneou as finanças da empresa. Em apenas 18 meses de gestão na Embrafilme, Ghignone viabilizou mais de 200 produções cinematográficas, entre curtas, longas-metragens e documentários. Em 2005, atuou como secretário municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba. Foi diretor de Transportes da Urbs e, em janeiro de 2011, assumiu a presidência da Sanepar.

Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar

Mounir Chaowiche –
 É administrador de empresas com especialização em consultoria empresarial e gestão pública. É funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, onde foi gerente e superintendente em diversos municípios do Paraná. Presidiu a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) de 2006 a 2010. Pela segunda vez preside a Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC). É natural de Joaquim Távora.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul