sexta-feira, janeiro 09, 2015

Guarapuava:Cesar Filho entrega kits para produtores rurais do projeto Semeando Saberes

“Estamos preparando a educação ambiental a partir da formação dos próprios agricultores. No projeto Semeando Saberes, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, as famílias recebem ampla formação, onde aprendem aqui e levam o conhecimento aos companheiros nas comunidades rurais nas quais estão inseridos. A partir desse conhecimento passam a ter uma melhor relação com meio ambiente”. Essas foram as palavras do prefeito Cesar Silvestri Filho durante a entrega de kits aos produtores rurais que participam do curso do projeto, na manhã de quinta-feira (08), no Parque Municipal das Araucárias.
O projeto Semeando Saberes iniciou em setembro de 2014 e possui cinco turmas com 30 alunos em média, abrangendo 16 comunidades rurais. Segundo a coordenadora do projeto, Selba Lopes, o kit contém pasta, caderno, caneta, lápis, borracha, pen drive e colete. “O primeiro módulo foi a realização das oficinas participativas. Já no segundo serão oficinas técnicas, abordando temas como agroecologia e sistema agroflorestais”, conta. “O principal objetivo é que a educação ambiental chegue às comunidades rurais. É importante que os jovens tenham subsídios teóricos e práticos para que possam desenvolver atividades sustentáveis no meio rural. Aliando a preservação, família e geração de renda”, acrescenta o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.
Eva Marina Bernardini de Souza mora na comunidade do Butiazinho e planta alface, cebolinha, salsinha e tomate. De acordo a produtora rural, o projeto Semeando Saberes é fundamental para a formação profissional. “O conhecimento só vem a acrescentar. Eu, que sou mais nova, não tenho muito jeito com a terra, tudo que sei meus pais ensinaram. Aqui aprendi sobre agrotóxicos e qual a maneira correta de mexer com a terra”, destaca Eva, 18 anos. Selba explica que depois de cumprir as etapas de formação de agentes populares, os alunos irão desenvolver projetos de educação ambiental com os temas que foram abordados no curso. Os projetos selecionados serão contemplados com R$ 60 mil, do Fundo Nacional de Meio Ambiente, para colocá-lo em prática e a contratação de monitores.

Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura Municipal de Guarapuava

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul