sexta-feira, janeiro 23, 2015

Guarapuava:Prefeito Cesar Filho entrega máquinas a produtores familiares

As máquinas, adquiridas com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Cezar Silvestri, estão sendo entregues esta semana aos produtores rurais de Guarapuava, através do Programa Vida Rural, da Secretaria de Agricultura. Os equipamentos vão beneficiar os moradores de comunidades e assentamentos, num investimento que soma R$ 820 mil. São retroescavadeiras, tratores, ensiladeiras, carretas basculantes, entre outros. “As nossas ações, juntas, contribuem com a melhoria da vida do homem do campo. Nós estamos, por exemplo, garantindo a compra da produção para a merenda escolar estadual e municipal, abrimos as feiras do produtor dando a oportunidade de venda direta e vamos iniciar o programa Feira Solidária”, destacou o prefeito Cesar Silvestri Filho, no Distrito do Guairacá.

A utilização das máquinas será coordenada pela Carmug (Central de Associações Rurais do Município de Guarapuava), conforme a necessidade de cada comunidade. A presidente da entidade, Zenilda Araújo, disse que o campo vive uma nova realidade. “Em tantos anos de trabalho, eu nunca vi um apoio tão forte à agricultura como está sendo feito pela atual administração municipal, o que é muito importante, pois auxilia na atuação do Cezar Silvestri, que sempre nos apoiou e, mesmo exercendo o cargo de secretário de Governo, continuou seu trabalho como deputado federal trazendo recursos para essa e outras áreas”, ressalta. O produtor de hortaliças Osvaldo de Oliveira concorda e acrescenta. "Pela primeira vez um prefeito visita o Assentamento Bananas. O Cesar Sivestri Filho tem minha total admiração, pois olhou para o nosso povo, sempre apoiando e desenvolvendo esses projetos para beneficiar os trabalhadores rurais”, enaltece
Seu Osvaldo e outros produtores do Assentamento Bananas também comemoram a entrega de um conjunto de equipamentos para miniprocessamento de alimentos, o que vai agregar valor ao produto in natura. "Nossos projetos incentivam o aumento da produção para que as famílias tenham mais renda. Elas produzem e a secretaria garante a comercialização através de diversas ações", afirma o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, lembrando que a prefeitura está desenvolvendo também o projeto Porteira Adentro que prevê a melhoria dos acessos dentro das pequenas propriedades, facilitando o escoamento da produção. “A Secretaria de Obras está trabalhando nas estradas rurais e pontes, mas não adianta deixar as estradas boas e a produção não conseguir passar da porteira, por isso a importância desse projeto aprovado pela Câmara”, reforça.
Investindo na produção de leite há dez anos, Mario Poczynek destaca o quanto os equipamentos para produção de feno, entregues há alguns meses pela prefeitura, têm garantido alimento para o gado durante todo o ano. Ele, a esposa e um dos quatro filhos agora trabalham com mais tranquilidade. "É muito bom. O feno já sai todo enfardado. Nossa produção de 700 litros de leite por dia está garantida. Estou até pensando em aumentar", fala o produtor que mora no Distrito do Guairacá, que se orgulha de poder manter três filhos na universidade. Na última terça-feira, o prefeito também esteve nos assentamento Europa e Rosa, acompanhados de funcionários das secretarias de Agricultura, de Obras e de Planejamento, além dos vereadores Airson Horst, Mario Scheidt e Edony Klüber.
Secretaria de Comunicação Social  - Prefeitura Municipal de Guarapuava

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul