terça-feira, janeiro 13, 2015

Novo frigorífico construído no Paraná deve gerar oito mil vagas de emprego

Um novo frigorífico de suínos que será construído em Assis Chateabriand, no oeste do Paraná, deve gerar oito mil vagas de trabalho, de forma direta ou indireta, segundo a direção. O projeto já está sendo desenvolvido, mas a obra só vai começar em 2016, mesmo assim moradores e empresários da cidade já estão animados. As informações são do G1-PR.

O abatedouro será construído no Distrito de Engenheiro Azaury, em uma área de 115 hectares, às margens da PR-239. Segundo o diretor do frigorífico, Elias Zydek, a cidade foi escolhida por questões ambientais, técnicas e econômicas, além da grande oferta de mão-de-obra. Ao todo, a obra deve custar R$ 750 milhões.

De acordo com a empresa, o objetivo é abater sete mil suínos nos primeiros anos de operação e até 2030 dobrar a capacidade. “O Brasil está abrindo novas fronteiras de exportação, estão caindo algumas barreiras sanitárias contra o Brasil e o Paraná e isso vai também abrir mercado para a carne suína. Então, olhando essas perspectivas futuras se
concluiu que é uma oportunidade para aumentar a produção”, explica Zydek.

O crescimento do campo reflete na cidade. “É uma cadeia, porque vai aumentar postos de combustíveis, hotéis, borracharias e outras coisas que agregam a isso como o transporte e a logística. Vai fixar muitas pessoas no campo porque vai ter que produzir esses porcos para o abatedouro e isso vai alavancar muito a nossa região e trazer benefícios para todo mundo”, comenta o presidente da Associação Comercial e Industrial de Assis Chateaubriand (Aciac), Claudio de Paula.

A expectativa é de que com mais dinheiro circulando, as pessoas também gastem mais no comércio local. “Vai comprar mais e assumir um parcelamento maior. Aumenta o poder de compra”, diz o gerente administrativo, Adriano Alves, de olho no futuro.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul