quarta-feira, janeiro 28, 2015

O relatório Oxfam sobre a desigualdade

O grupo do 1% mais rico da humanidade tem hoje tanta riqueza acumulada quanto a soma dos outros 99% da raça humana
A Oxfam International é uma organização que tem por objetivo lutar contra a pobreza. No dia 19 de janeiro, ela apresentou à Conferência de Davos seu último relatório sobre a desigualdade no mundo. Os dados que chamaram mais a atenção estão aqui.

O grupo do 1% mais rico da humanidade tem hoje tanta riqueza acumulada quanto a soma dos outros 99% da raça humana. Portanto, a riqueza de um integrante médio desse grupo (vamos chamá-lo de James) é cem vezes maior do que a riqueza de um integrante médio do grupo dos 99% (vamos chamá-lo de Pedro).

As 80 pessoas mais ricas do mundo têm hoje tanta riqueza acumulada quanto a soma dos 50% mais pobres da humanidade. Portanto, a riqueza de um integrante médio desse minúsculo grupo (vamos chamá-lo de Adolph) é 44 milhões de vezes maior do que a riqueza de um integrante médio (vamos chamá-lo de Manuel) do grupo dos 50% mais pobres da humanidade, grupo composto por três bilhões e meio de pessoas.

Agora, o meu comentário:

Se um imposto sobre a renda e o patrimônio do 1% mais rico da humanidade taxasse em 50% a sua riqueza e a distribuísse, cada um dos outros 99% da humanidade veria a sua riqueza aumentar em 50%. E James teria ainda uma riqueza 33 vezes maior do que a de Pedro.

Da mesma forma, se taxássemos em 50% a riqueza das 80 pessoas mais ricas do mundo, a riqueza dos 50% mais pobres do mundo aumentaria em 50%. E a riqueza de Adolph seria ainda mais de 14 milhões de vezes maior do que a de Manuel.

Exemplificando, vamos equiparar a riqueza de uma pessoa ao tamanho da sua casa. Hoje, a casa de James é cem vezes maior do que a de Pedro, ou seja, se a casa de Pedro tem 80 m2, a de James será um edifício de dez andares com 800 m2 por andar. Com o imposto, Pedro terá uma casa de 120 m2 e James terá um edifício de dez andares com 400 m2 por piso.

Se a casa de Manuel tem 50 m2, a de Adolph será um monstro de 2,2 mil km2, muito maior do que a cidade do Rio de Janeiro. Com o imposto, Manuel morará em uma casa com 75m2 e Adolph terá que apertar-se em um lugar apenas 3 ou 4 vezes maior do que a cidade do Rio de Janeiro.

A Oxfam registra também que a desigualdade está em franco processo de crescimento no mundo. Hoje são os 80 mais ricos que tem tanta riqueza quanto os 50% mais pobres da humanidade. Cinco anos atrás, seria necessário reunir os 388 mais ricos do mundo para alcançar esse poder.

Hoje, os 80% menos ricos da humanidade têm apenas 5,5% da riqueza global, o que significa que os 19% da classe "B" (entre o 1% do topo e os 80% de baixo) têm 44,5% da riqueza mundial, ou seja, uma riqueza individual média 34 vezes maior do que a riqueza individual média dos 80% onde quase todo nós nos incluímos

E não nos esqueçamos de que o 1% mais rico dos EUA está ficando a cada ano com algo como 93% do crescimento anual da renda do país. (Dado divulgado por Joseph Stiglitz, prêmio Nobel de economia, para o ano de 2010).

Nossa Senhora!


José Viegas

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul