segunda-feira, abril 06, 2015

Justiça anula eleição da Câmara

A Vara de Fazenda Pública de Ibiporã anulou no último sábado (4) a eleição que definiu a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jataizinho, na Região Metropolitana de Londrina, acatando o pedido do vereador Adilson Gonçalves da Silva (PDT). 

O novo presidente do Legislativo, Maurílio Martielho (PSD), foi escolhido no dia 15 de dezembro para permanecer no comando da Casa no biênio 2015-2016, mas, a oposição foi impedida de participar do pleito já que o vereador Cicero Aparecido Guimarães (PDT) se inscreveu nas duas chapas. 

De acordo com a liminar, a assessoria jurídica da Presidência emitiu parecer no sentido de "inabilitar a chapa Renovação, por não obedecer o princípio da proporcionalidade partidária, havendo dois candidatos do mesmo partido, sem a devida justificativa, e conter pretendente ao cargo de 1º Secretário, vereador que já havia protocolado inscrição de outra chapa, sem haver desistência expressa." 

No entanto, após questionamentos do judiciário, a Câmara Municipal de Jataizinho confirmou que o Regimento Interno da Casa "necessita de reparos", pois a inscrição de um candidato em duas chapas "encontra-se omissa" no documento. 

Além de anular da eleição, a Justiça ainda determina a convocação de nova eleição em sessão extraordinária com multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento e assegura a participação da chapa Renovação com substituição do vereador Guimarães. 

Até a realização de nova eleição, a liminar afirma que o vereador mais idoso da Câmara deve permanecer na presidência da Casa.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul