quinta-feira, abril 16, 2015

Reserva do Iguaçu:Projeto de Irrigação beneficia pequeno produtor

Um projeto de irrigação desenvolvido há mais de 6 meses em Reserva do Iguaçu está levando benefícios para o pequeno produtor rural. A parceria entre Secretaria de Agropecuária e EMATER tem como objetivo evitar os prejuízos causados pela estiagem.
Na propriedade de Renato da Silva, na comunidade do Santo Antão, a bovinocultura de leite é a principal atividade. A área de pastagem, que ocupa 1 hectare da propriedade, serve como fonte de alimento para o gado leiteiro e por isso deve ser de alta qualidade.
O produtor já possuía uma pastagem estabelecida, mas encontrava problemas para fazer o manejo de forma correta. A estiagem era outro obstáculo enfrentado por Renato e que ocasionava a redução da pastagem. Mas a parceria entre Secretaria de Agropecuária e EMATER começou a realizar estudos sobre a qualidade do solo para melhorar a potencialidade produtiva e garantir a boa qualidade do pasto, através do sistema de irrigação.
A partir da implantação do sistema de irrigação, Renato teve um aumento em sua produção de aproximadamente 30 por cento. Foi a primeira unidade implantada em Reserva do Iguaçu e que pela eficiência somada ao baixo custo, deve se estender a demais produtores rurais.
O médico veterinário João Emílio explica que a distribuição de água por meio da irrigação é a garantia para se produzir como planejado. “Com a irrigação conseguimos fazer com que a pastagem sempre esteja molhada e se desenvolvendo, o que irá garantir maior quantidade de nutrientes na alimentação do gado, trazendo excelentes resultados a um baixo custo”, disse.

Setor de Comunicação do Município de Reserva do Iguaçu

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul