sábado, maio 16, 2015

Campanha de Richa recebeu R$ 2 milhões de corrupção na Receita, diz delator

Em depoimento de delação premiada, o auditor fiscal Luiz Antônio de Souza afirmou que a campanha de reeleição do governador Beto Richa (PSDB) recebeu R$ 2 milhões desviados em esquema de corrupção na Receita Estadual. A informação foi repassada pelo advogado do auditor, Eduardo Duarte Ferreira, e divulgada na noite desta sexta-feira (15) pelo Jornal de Londrina.

                                    




A declaração de Souza foi realizada ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Londrina, coordenado pelo Ministério Público do Paraná (MPPR). De acordo com o depoimento, além do governador, dois candidatos a deputado estadual e outro a deputado federal teriam sido beneficiados pelo esquema.

O auditor declarou, ainda, que o pedido para arrecadar o dinheiro teria vindo de Márcio de Albuquerque Lima, nomeado inspetor-geral de fiscalização da Receita. Ele falava em nome de Luiz Abi Antoun, primo de Richa, que seria responsável por indicar Lima ao cargo.

Segundo Souza, três empresas que tinham dívidas com o estado participaram do esquema, pagando propina para facilitar a sonegação de impostos. O escândalo é investigado pela Operação Publicano do Gaeco.

Em nota, o PSDB-PR negou as acusações. Segue texto na íntegra:

O PSDB-PR refuta de forma veemente as declarações do Sr. Luiz Antônio de Souza. Informa ainda que o Sr. Luiz Abi Antoun nunca tratou de arrecadação para a campanha eleitoral. Essa tarefa foi de responsabilidade do Comitê Financeiro, do qual o Sr. Luiz Abi Antoun nunca fez parte. O partido ressalta ainda que todas as doações recebidas pelo partido na campanha eleitoral de 2014 ocorreram dentro da legalidade, sendo registradas e atestadas pelo Comitê Financeiro. As contas foram apresentadas e aprovadas integralmente pela Justiça Eleitoral.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul