terça-feira, maio 19, 2015

Cantu - Projeto do Aeroporto Regional será retomado em reunião da Cantu



O projeto para que o território da Cantuquiriguaçu venha ter um aeroporto, promete ser retomado numa reunião ordinária promovida pela Associação dos Municípios Cantuquiriguaçu, agendada para esta quinta, dia 21, na sede do Sindicato Rural, em Laranjeiras do Sul, às 15 hrs. 



Em março deste ano aconteceram algumas audiências em Brasília, que contou com a participação do presidente da associação, o prefeito Edson Prado “Jacaré”, do prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Irio de Rosso, na Aviação Civil da Presidência da República (Sac), e Agência Nacional de Aviação (Anac).
 O secretário de Comunicação, Aldoir Couto destaca que para o projeto avançar serão necessários o cumprimento de várias etapas. Entre elas, de tornar o aeroporto funcional, dando as condições para que o espaço seja utilizado por aeronaves particulares de pequeno e médio porte. O prefeito Jacaré comentou que vem sendo cobrado pela falta de um aeroporto na região, por diversos segmentos da sociedade no Estado. “Para que possamos avançar no desenvolvimento da região, se faz necessária a implantação de um aeroporto. Neste momento Rio Bonito é que oferece as melhores condições, para tornar isso uma realidade”, esclarece o gestor. O espaço está há 5 quilômetros de Rio Bonito e há 19 Km de Laranjeiras do Sul. 


Investimentos privados

Para tornar realidade será necessário o envolvimento da iniciativa privada, paralelo à vinda de recursos públicos. O prefeito Irio de Rosso avalia que aos poucos as conquistas vão aparecendo, não só para Rio Bonito do Iguaçu, como para Cantu e a região central do Estado. Numa segunda etapa para tornar comercial o projeto terá que passar por uma reconstrução do aeroporto, ampliação da estação de passageiros, da torre de controle, casa do gerador de energia, do pátio de taxiamento que passará a ter uma área de aproximadamente 12 mil metros quadrados e da pista. Atualmente a pista possui 1,2 mil metros de comprimento por 30 metros de largura. Para entrar em operação a pista terá que ter 1,670 mil metros de comprimento e 45 metros de largura. O projeto contempla ainda um restaurante e outras benfeitorias que visa dar conforto e comodidade aos passageiros e visitantes. Ao todo estão estimados cerca de R$ 21 milhões, em investimentos.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul