quarta-feira, maio 13, 2015

Deputado Nereu Moura vai propor CPI para investigar massacre de professores

O deputado Nereu Moura, líder da bancada do PMDB, vai propor nos próximos dias a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o massacre dos professores em pleno Centro Cívico no último dia 29 de abril. “Quero pedir aos deputados, que votaram contra, vamos montar a CPI do Massacre. Vamos apoiar o Ministério Público, à Anistia Internacional... vamos cumprir com o nosso papel”, disse o deputado, em pronunciamento nesta segunda-feira, 11.

“Vamos ajudar a investigar para saber se a Assembleia também não tem culpa no cartório, de ter proibido que as pessoas assistissem à sessão”, reforçou Nereu Moura. Para criar uma CPI, são necessárias as assinaturas de 18 parlamentares. Na votação do dia 29 de abril, 20 deputados votaram contra a proposta do Executivo.

A repressão contra professores e funcionários públicos, que teve como palco a Praça Nossa Senhora da Salete, ocorreu enquanto a sessão era realizada normalmente. Pelo menos 213 pessoas ficaram feridas durante o massacre. A manifestação era contra a votação do projeto de lei 252/2015, do Poder Executivo, que mudou o regime previdenciário dos servidores públicos do Estado.

“Este assunto vai dar muito o quê falar, por que vamos discuti-lo à exaustão. Pode ter gente que não vai gostar, mas é o nosso papel, é para isto que fomos eleitos pelo povo”, disse. A iniciativa do governador Beto Richa, em demitir os secretários Fernando Xavier (Educação) e Fernando Francischini (Segurança Pública) e o comandante geral da PM, Cesar Kogut, segundo o deputado, é uma tentativa de não assumir a culpa. “É fácil jogar os outros na cova dos leões. O povo elegeu o Beto Richa para governar o Paraná, ele é o único culpado”.

O líder do PMDB encerrou o pronunciamento fazendo um apelo para que o governador Beto Richa “encaminhe o projeto de lei da data base, ou seja, com a reposição salarial dos servidores públicos, conforme prevê a legislação e assim com certeza a greve chegará ao fim”, finalizou Nereu Moura.

Via assessoria de comunicação.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul