quarta-feira, maio 06, 2015

Laranjeiras do Sul - Educação levada a sério , Projeto Horta Escolar é colocado em prática e integra educação, alimentação e meio ambiente

Sob a coordenação da secretaria de Educação e Cultura de Laranjeiras do Sul, durante os meses de abril e maio está tendo sequência o Projeto Horta Escolar colocado em prática no governo da prefeita Sirlene Svartz.

Nesse período acontece o processo de revitalização das hortas escolares implantadas no ano de 2014, quando os alunos retomaram conceitos sobre o cultivo agroecológico por meio de oficinas pedagógicas de matemática e ciências envolvendo a horta.

O projeto conta com parcerias importantes para o seu desenvolvimento, dentre elas a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), onde professores e estagiários dos cursos de Agronomia e Educação do Campo desenvolvem atividades com docentes e alunos das escolas, por meio de oficinas teóricas e práticas com temas relacionados ao meio ambiente e hortas e o trabalho em sala de aula.

A recuperação das hortas está acontecendo na Escola Teotônio Vilela, CMEI Jardim Alvorada, CMEI Emília Cesca Alberti (Super Creche I), CMEI Divina Providência, Escola Água Verde, Escola Aluísio Maier e Escola Valdemar Boeira. No segundo semestre serão incluídas no projeto mais cinco instituições escolares.

"O projeto se apresenta como uma importante ferramenta de enfrentamento aos desafios impostos pela busca de segurança alimentar e nutricional, estimulando o exercício de uma alimentação saudável, saborosa, educativa e ambientalmente sustentável, resultando em uma prática pedagógica mais participativa e de um processo de dinamização do currículo escolar", explicou a nutricionista do município, Joselaine de Miranda Almeida.

Vale lembrar ainda que este projeto também contempla uma das propostas de governo da atual administração, que se propôs a construção de hortas escolares para desta forma contribuir para o processo de alimentação saudável dos nossos alunos.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul