segunda-feira, maio 11, 2015

Laranjeiras do Sul:Ser Mãe, um momento muito especial na vida de uma mulher

O momento da gestação é muito especial na vida da mulher e, por isso, a escolha do Hospital é fundamental para garantir a segurança da mãe e do bebê, desde o parto até a volta para a casa.
Pensando nisso, o Hospital São José coloca à disposição uma estrutura com instalações e equipamentos modernos, tecnologia avançada, profissionais altamente capacitados para prestar o melhor atendimento de acordo com as necessidades provenientes de cada mamãe. O Hospital São José trabalha também com diferenciais na área de humanização, que o coloca como referência entre os melhores e mais procurados da região.
O Hospital São José é um dos preferidos pelas gestantes, principalmente pela estrutura disponível que garante às futuras mamães e bebês tranquilidade no parto, incluindo um atendimento diferenciado. Graças aos investimentos realizados, nascem hoje no Hospital uma média de 60 bebês por mês. A moderna sala de parto é apenas um dos diferenciais da estrutura de atendimento, que constantemente recebe novos investimentos acompanhando os avanços tecnológicos na área da saúde.
“Investimos em nosso hospital e em nossos profissionais, que constantemente, são estimulados a participar de treinamentos e cursos de capacitação, para que possamos alinhar os investimentos tecnológicos com a capacidade dos nossos funcionários, para um atendimento de alta qualidade e excelência, afinal cuidamos do bem mais precioso delas, que é a vida”, ressalta o Presidente do Instituto São José (mantenedor do Hospital São José), Paulo Perez.

“Damos todo o suporte que a mãe e o bebe precisam”
Além da estrutura moderna, e da qualidade dos funcionários para o atendimento as mamães, outro diferencial do Hospital São José são os cuidados no pós-parto. Sendo assim, o Hospital São José conta além da equipe de enfermagem, com uma nutricionista para auxiliar as mães em uma tarefa que é fundamental para elas, mas principalmente para os bebes, a amamentação.
“O bebê precisa receber o leite materno, primeiro porque é o melhor alimento que ele poderia receber, segundo porque a mãe corre o risco de o leite secar se não estimular a mama. Isso nós fazemos aqui no hospital, damos todo o suporte que a mãe e o bebe precisam”, garante Neila Milanski, nutricionista.
A nutricionista também destaca que na fase do pós-parto é preciso ter alguns cuidados com o que a mãe come, pois, os nutrientes também chegarão até o bebê, através do leite materno, por isso é elaborado um cardápio especial para as mamães.
No mesmo segmento estão as enfermeiras, elas que acompanham e dão todo o suporte que as mães precisam desde quando chegam ao hospital. O Hospital São José possui uma equipe de enfermagem qualificada, que auxilia e realiza cuidados com os recém-nascidos como banho, troca de fraldas e higiene do coto umbilical. Além de, incentivar, apoiar e auxiliar no aleitamento materno. Como destaca Leandra Panatto, enfermeira técnica responsável há aproximadamente 10 anos, no Hospital São José. “A gestante é acompanhada pelos profissionais da enfermagem desde sua admissão até a alta hospitalar. Assim que o bebê nasce, ele recebe os cuidados do pediatra e segue acompanhado pela enfermagem, a qual realiza seu primeiro banho, sua identificação, pesagem, medidas e em seguida o encaminha ao alojamento conjunto, juntamente de sua mãe. O recém-nascido já é colocado no seio
materno imediatamente após seu nascimento, pois quando o RN inicia a amamentação na primeira hora, a chance de aceitação do seio materno é maior que 90%, além de estabelecer precocemente o vínculo mãe e filho”.
Leandra também relata que a equipe de enfermagem auxilia as mães com as trocas de fraldas, e outros cuidados, assim como, incentivam a família toda a participar desse momento. “Realizamos orientações diárias em relação a amamentação. Ensinamos trocar fraldas, dar banho e os cuidados com o coto umbilical. Orientamos também sobre sua alimentação, higiene íntima e esclarecimentos sobre o sangramento puerperal. As demais duvidas, que não são poucas, das recém-mamães, mais precisamente puérperas, são esclarecidas conforme elas vão surgindo. Procuramos fazer com que os pais e demais membros da família participem ativamente dos cuidados com o recém-nascido e também os cuidados com a mãe. Procuramos fazer com que eles entendam que elas estão passando por um momento de mudanças e adaptações e que merecem atenção tanto quanto o bebê”.
Com todo o cuidado e atenção que os bebes merecem, o Hospital São José disponibiliza exames de triagem neonatal durante sua permanência na maternidade, como: Teste do Coraçãozinho, realizado por um enfermeiro de 24 a 48 horas após o nascimento; Teste da Orelhinha, realizado pela fonoaudióloga a partir de 24 horas do nascimento; Teste do Olhinho, realizado pelo pediatra a qualquer momento após o nascimento e o Teste do Pezinho, coletado por um técnico de enfermagem após o recém-nascido completar 48 horas de vida.

Experiência aliada a competência
Seguindo recomendações do Ministério da Saúde, todo parto que é realizado no Hospital São José é acompanhado do
obstetra, pediatra, e um anestesista. A mulher conta com segurança na hora do parto, usufruindo dos recursos do Hospital, além da sala cirúrgica com equipamentos modernos.
Há aproximadamente 13 anos como ginecologista e obstetra em Laranjeiras do Sul, Dr. Clairton Tosetto, realiza por mês aproximadamente 30 partos, o que contabiliza mais de 4 mil nascimentos realizados por ele nesses anos. Sua experiência aliada ao comprometimento com o mais alto padrão de atendimento, faz com que cada vez mais aumente o número de mulheres atendidas.
Especializado no atendimento de recém-nascidos, Dr. Paulo Perez é quem recebe, avalia e zela pelo bem-estar do bebê logo após o nascimento. No Hospital São José o Pediatra está presente em todos os partos para a assistência ao recém-nascido. Ele dispõe de todos os recursos necessários para o atendimento inclusive de casos mais complicados.
Integrando a equipe que realiza os nascimentos no Hospital São José, o médico Paulo Leal - anestesista, e a médica ginecologista e obstetra – Dra. Betania Oliveira da Silva, que com sua capacidade técnica está atendendo a demanda da população local, destacando que sua principal atenção é voltada para a saúde da mulher.

A escolha certa
Michele Dariz não hesitou em escolher o Hospital São José para dar à luz aos seus dois filhos, Murilo, atualmente com três anos e Mariah com quase uma semana de vida. Ela destaca que seus partos foram tranquilos, e que a assistência que toda a equipe do Hospital São José ofereceu foi de alta qualidade.
“Todas as vezes que eu precisei eles foram atenciosos. Assim que eu cheguei da sala de parto, eles colocaram a minha filha para mamar, um atendimento excelente, a estrutura do hospital está sempre sendo renovada, assim como o atendimento, onde vemos que sempre buscam melhorar, e isso reflete na nossa escolha, por isso escolhi o Hospital São José”.
Mãe de Kauanna, com 5 anos e o recém-nascido Heitor, a mamãe Cristiane Kreuz também escolheu o Hospital São José para a chegada de seus filhos. A escolha se deu pelos médicos que acompanharam ela em suas gestações, e pela confiança que a estrutura e equipe do Hospital transpassam. Segundo Cristiane, “foi a escolha certa, não tive problemas, os nascimentos foram muito desejados, é algo magico em nossas vidas, e só poderíamos escolher o lugar do nascimento que tivéssemos confiança, e encontramos isso aqui. Fui muito bem recebida e atendida por toda equipe”.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul