segunda-feira, maio 18, 2015

Paraná - Detran inicia processo para destruição de veículos no interior do Estado



O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) realiza pela primeira vez no interior do Estado a destruição de veículos que serão reciclados e transformados em material de construção. Ao todo, serão 3,5 mil unidades, entre carros, motos e camionetes. São veículos apreendidos em diversas cidades paranaenses, que estão nos pátios há mais de dois anos, têm restrições judiciais ou policiais e não têm condição de voltar a circular nas ruas e estradas. 

A partir desta segunda feira (18), começa o trabalho de separação, descaracterização e descontaminação dos veículos. “Depois de terminadas as atividades administrativas os carros serão reunidos em um único pátio, de acordo com região. Será feita a retirada da bateria, extintor, fluidos e outros componentes potencialmente poluidores”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Ele explica que além de liberar espaço nos pátios, a atividade reduz o impacto ambiental gerado pelos veículos parados há anos e impede o uso indevido de peças. “Sem condições de segurança para circular e com impeditivos legais para a comercialização de peças, o material inservível é reciclado e o valor arrecadado em leilão é usado para cobrir os custos e os débitos do veículo”, completa Traad. 


Respeitado o tempo de deslocamento e descontaminação, o Detran começará então compactar os carros. Ainda não há data estabelecida, mas a previsão da autarquia é que o processo comece nos próximos 30 dias. Como a etapa depende da instalação de uma prensa mecânica, estão previstas, por enquanto, destruições em Sarandi, Cascavel ou Foz do Iguaçu e Londrina.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul