quinta-feira, maio 21, 2015

Pinhão:Secretaria de saúde faz campanha contra a Hanseníase

Saiba mais sobre a Hanseníase

É uma doença infecto contagiosa crônica, causada pelo bacilo de Hansen ou Mycobacterium leprae, que atinge pele e nervos periféricos.
Sinais e Sintomas mais comuns:
-Manchas avermelhadas ou esbranquiçadas, com perda de sensibilidade ( dormência) nas manchas ;
-Nódulos e pápulas, dor nos nervos de pernas e braços, edema, podem surgir com o progredir da doença
Transmissão:
O contagio é de pessoa para pessoa , de qualquer idade e raça. Em cada dez pessoas nove tem resistência natural contra a doença.
A transmissão é pelas vias respiratórias de uma pessoa doente, que ainda não fez tratamento, para outra. O tratamento correto interrompe a cadeia de transmissão.
Diagnóstico:
O diagnóstico clínico da Hanseníase é realizado pelo exame dermatológico e neurológico ,com testes de sensibilidade. Quanto mais cedo for o diagnóstico menor a chance de seqüelas após a cura.
Os doentes são classificados em Paucibacilares e Multibacilares.
Tratamento:
A Hanseníase tem cura e é tratada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde. O tratamento ambulatorial é padronizado pela OMS e chamado de Poliquimioterapia, que associa 3 medicamentos : Rifampicina,Clofazimina e Sulfona. A duração do tratamento depende da classificação, os paucibacilares tratam 6 meses e os multibacilares durante 1 ano.
Em algumas situações, quando surgem reações da própria doença é necessário o uso de outros medicamentos como corticóides e talidomida .
Prevenção:
A prevenção da hanseníase se faz através do tratamento de todos os pacientes e da descoberta de todos os casos novos esperados.Todas as pessoas que convivem no domicilio devem ser examinadas e encaminhadas para aplicação da vacina BCG. A vacina BCG aumenta a resistência do organismo,principalmente contra as formas multibacilares da doença.
Fonte:http://www.pinhao.pr.gov.br/secretaria-de-saude-faz-campanha-contra-a-hanseniase/

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul