sexta-feira, maio 08, 2015

Primeiro livro sobre o movimento negro no Paraná será lançado na Alep‏

O Espaço Cultural da Assembleia Legislativa recebe na próxima quarta-feira, dia 13 de maio, o lançamento do livro-reportagem “Paraná Preto”, que aborda a trajetória do movimento negro no estado. A obra marca a estreia no meio literário das jornalistas Aline Reis e Maria Carolina Scherner, analisam os conflitos e avanços da luta contra o racismo e a invisibilidade social.

De acordo com as autoras, o tema retratado no livro é inédito na literatura paranaense. e é resultado de quase dois anos de pesquisas. “Para contarmos a história do movimento negro no estado usamos a técnica da reportagem e mesclamos perfis de pessoas afro-brasileiras e entrevistas com líderes do movimento negro organizado”, destaca Aline Reis.

“Desde o início do curso percebíamos a necessidade de se discutir o tema. Tínhamos referências sobre o movimento negro no Brasil e em outros estados, mas há muito pouco sobre o Paraná. Por isso percorremos cidades fazendo grandes entrevistas. São histórias de vida e de luta que demonstram a relevância do tema, que ainda precisa ser muito debatido”, afirma Maria Carolina.

O lançamento do livro no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa foi um requerimento do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli. “É um trabalho de uma singular sensibilidade ao tratar de um tema muito importante para nossa história, mas que ainda é pouco explorado em nosso estado”, destaca o deputado.

A data escolhida para o lançamento do livro é simbólica, pois há 127 anos, em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinava a Lei Áurea, que traria a liberdade aos negros no Brasil, abolindo de vez a escravidão no país.

Segundo o IBGE, o Paraná possui mais de dois milhões de pessoas que se declaram pardas e cerca de 300 mil que se declaram negras. Curitiba é capital do sul do país com maior número de negros e negras, e mesmo assim, pouco se fala sobre a contribuição deles para a construção da cidade e do estado. “Para nós, o norte era mostrar que existe gente negra aqui e que essas pessoas são protagonistas mesmo com todas as dificuldades que enfrentam”, argumentam as autoras.

Este será o segundo evento do Espaço Cultural da Assembleia. Lançado recentemente, o projeto tem o objetivo incentivar e promover a arte e a cultura paranaense, abrindo as portas do Legislativo estadual para os artistas interessados em apresentar seus trabalhos à população do estado. Na Assembleia serão realizadas exposições de pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e lançamento de livros. No mês passado, o artista plástico Celso Coppio inaugurou o projeto.

Autoras - As jornalistas esperam que o livro se torne uma fonte de consulta e de pesquisa para estudantes, professores, estudiosos das lutas sociais e militantes do movimento negro. Aline Reis é curitibana, jornalista formada pela Universidade Positivo e, atualmente, vive na cidade de Umuarama, noroeste do Estado. Este é seu primeiro livro.

Maria Carolina Scherner é curitibana e jornalista. Graduada pela Universidade Positivo, é pós-graduanda em Assessoria e Gestão da Comunicação pela mesma escola. Este é seu primeiro livro. O obra será publicada pela Editora Íthala e apresentada pelo professor e jornalista Emerson Castro.


Serviço
Lançamento do livro “Paraná Preto"
Onde: Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná (Praça Nossa Senhora de Salete, s/n)
Quando: 13 de maio, às 14h

Via assessoria de comunicação.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul