quarta-feira, maio 06, 2015

Reserva do Iguaçu:Cadastro Ambiental Rural será feito gratuitamente para produtores rurais do município

A equipe da Secretaria de Agropecuária recebeu treinamento na última segunda (04), da Plataforma Offline do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os técnicos irão utilizar o sistema para fazer o CAR gratuitamente para produtores rurais de Reserva do Iguaçu.
O que é o CAR?
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público, eletrônico, de abrangência nacional feito junto ao órgão ambiental competente. Ele é obrigatório para todos os imóveis rurais e tem como finalidade integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
Quem será beneficiado?
De acordo com o Secretário de Agropecuária, Clidisnei Ribeiro, serão beneficiados com o cadastramento os proprietários de áreas rurais com até 4 módulos fiscais, equivalente a 33 alqueires ou 80 hectares.
“Este é um direito destes produtores, que a partir de agora podem nos procurar na Secretaria de Agropecuária para fazer o cadastro de suas áreas gratuitamente”, disse Clidisnei.
O secretário Clidisnei também informou que o atendimento para a realização do CAR será feito através de convocação de cada comunidade rural, o que será divulgado posteriormente.
O prazo legal para a realização do CAR no ano de 2015 seria até a próxima quarta (06), mas segundo o técnico da EMATER responsável pelo treinamento, Francisco Sérgio Folda, o Governo Federal prorrogou por mais um ano o prazo de inscrição das propriedades. “Não haverá qualquer prejuízo ao proprietário que fizer o CAR depois do prazo, mas é de extrema importância que todos o façam”, enfatizou.
O último prazo
A lei 12.621/2012 define que após cinco anos de sua publicação, ou seja, a partir de 28 de maio de 2017, as instituições financeiras não poderão conceder crédito agrícola para agricultores que não possuírem o CAR.

Setor de Comunicação do Município de Reserva do Iguaçu

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul