sexta-feira, maio 15, 2015

Reserva do Iguaçu:Melhoria das estradas rurais garante crescimento do campo e educação

A melhoria da qualidade das estradas rurais de Reserva do Iguaçu tem contribuído diretamente para o crescimento do campo e elevação dos índices de avaliação da qualidade da educação. Os resultados positivos são mostrados no IPM (Índice de Participação dos Municípios) e no último resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Nos últimos dois anos, o município realiza a recuperação e manutenção de mais de 1,1 mil quilômetros de estradas rurais, distribuídos entre todas as comunidades interioranas. Antes destas ações, o pequeno produtor rural encontrava dificuldades para escoar sua produção e muitos alunos ficavam impossibilitados de frequentar as escolas devido à precariedade das estradas.
Mas com a economia da atual gestão foi possível realizar o investimento de mais de R$ 5 milhões em máquinas e equipamentos rodoviários que têm garantido melhores condições de tráfego nas estradas, evitando que o produtor rural perca sua produção e que os alunos deixem de frequentar as escolas.
Crescimento no campo
De acordo com o IPM (Índice de Participação dos Municípios), o setor agropecuário apresentou um crescimento, nos últimos dois anos, de 27% de participação no ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços) do Estado do Paraná. Este crescimento significa que estão circulando mais mercadorias vindas do campo, resultado de um aumento na produção e de maior mobilidade em decorrência da melhoria das estradas rurais.
Conforme índices fornecidos pela Secretaria de Agropecuária, a produção leiteira também apresentou pontos positivos nos últimos dois anos. De 200 mil litros/mês a produção subiu para 1 milhão litros/mês, resultado atribuído ao acompanhamento técnico da Secretaria de Agropecuária e melhoria das estradas para o escoamento do produto.
Mais frequência dos alunos, educação de qualidade
A educação foi outro segmento que cresceu nos últimos dois anos a partir de ações que garantiram melhorias no índice de frequência dos alunos. A implantação de linhas de transporte eficientes e as melhorias realizadas nas estradas rurais são uma garantia de que os alunos que moram no interior cheguem aos seus destinos diários.
O aumento da frequência dos alunos fez com que Reserva do Iguaçu saísse das últimas posições para alcançar o topo do ranking do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e estar entre os municípios com os maiores resultados a nível nacional. O resultado também é somado ao trabalho dos professores e a implantação do Plano Político Pedagógico da Editora Positivo, o Sistema de Ensino ‘Aprende Brasil’.

Setor de Comunicação do Município de Reserva do Iguaçu

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul