quarta-feira, maio 20, 2015

Reserva do Iguaçu:Município se mobiliza contra o abuso e a exploração de crianças e adolescentes

A campanha Faça Bonito da Secretaria de Assistência Social, realizada para marcar o dia nacional de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, mobilizou a sociedade reservense na última segunda (18).
A programação teve início com palestras do palhaço Zucca nas escolas Monteiro Lobato, Pedro Siqueira e na sede do Projeto ‘Luz e Arte’ (antigo PETI). Para atingir o público infantil, o palhaço trabalhou o tema da campanha de forma dinâmica com músicas e brincadeiras.
As atividades foram encerradas com um pedágio educativo montado em frente ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), para a distribuição de folders, colagem de adesivos em veículos e a exposição de banners com frases sobre a temática da campanha.
Para o Prefeito Emerson Julio Ribeiro, que participou de parte da programação, as ações foram bastante válidas e devem continuar após o fim da campanha. “É um trabalho construído por várias mãos onde todos devem estar integrados e articulados para cuidarem dos pequenos e futuros cidadãos do município”, disse.
A Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Eliane Lima, destacou a importância do dia para a conscientização das pessoas quanto à denúncia em casos de abuso infantil. “Fizemos um alerta para que a população se mobilize na defesa de nossos meninos e meninas. As ações são voltadas para a prevenção, a conscientização e a articulação da rede de proteção”, disse.
Acompanhamento psicossocial
Os usuários em situação de violência recebem acompanhamento psicossocial no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). As crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso ou exploração sexual, assim como suas famílias recebem atendimento psicológico e orientações jurídicas para o fortalecimento da autoestima e vínculos familiares, como também, a superação da situação de violação de direitos e reparação da violência vivida.
Casos de abuso podem ser denunciados nos telefones: disque 100, Conselho Tutelar (42) 8431-4324 e CREAS (42) 3651-8038. As ligações são totalmente sigilosas.

Setor de Comunicação do Município de Reserva do Iguaçu

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul