segunda-feira, julho 20, 2015

Catanduvas:Moinho de pedra é diferencial na produção de farinha de milho

Inauguração no Programa Fábrica do Agricultor é Fato Marcante em Catanduvas
Ocorrida dia 16 de julho, na propriedade da Família Lopes, na Vila União, em Catanduvas, a inauguração de um Moinho de Pedra contou com a presença de várias lideranças e vizinhos do Sr. Osmar Lopes,pai do Elbert Lopes dono do empreendimento.
De início, o padre Wilson deu a bênção à nova construção, onde está instalado o moinho de milho, que antigamente funcionava num velho galpão e agora foi modernizado e legalizado. Posteriormente, foi realizada uma cerimônia de inauguração oficial num recinto da propriedade onde são recebidos turistas, uma vez que a família Lopes atua também com Turismo Rural.
Estiveram presentes na ocasião a prefeita Noemi , vereadores, secretários municipais, extensionistas do Instituto EMATER, e também o deputado estadual Nereu Moura, que estava no município cumprindo agenda de trabalho
Elbert Lopes,agradeceu aos presentes, aos técnicos do EMATER, pelo trabalho realizado, à prefeita, pelo apoio ao Programa de Agroindústrias, à equipe da Secretaria Municipal da Agricultura, pelo empenho no programa, à equipe da SICREDI, que liberou o financiamento, enfim, a todos que, de uma forma ou de outra, tiveram participação no empreendimento
Segundo a prefeita Noemi, as agroindústrias são muito importantes num município de industrialização pouco expressiva e é imprescindível a atuação dos técnicos para viabilizar as mesmas.
O deputado Nereu de Moura deu os parabéns à família pela iniciativa e disse que é freguês deles há muito tempo, pois compra frangos, peixes e outros produtos por eles produzidos. O gerente do EMATER, Délcio Giuliani, citou a atuação da colega Elóide Capitânio Mosquier no atendimento ao programa de agroindústrias no município, juntamente com a equipe municipal, além de evidenciar a importância
dessas iniciativas de geração de renda, que, além de viabilizar economicamente a propriedade rural, gera divisas para o município.
Foi um momento marcante não só para a família Lopes, mas também para o município, que está colhendo os frutos do esforço envidado à agroindustrialização. Através da criação de um programa municipal de agroindústrias, já são nove unidades implantadas em Catanduvas, havendo mais uma em andamento. Todo este processo se iniciou com a implantação da vinícola, cujo projeto foi elaborado há menos de dez anos atrás.
Com certeza, não é só os agricultores que ganham com a produção das pequenas agroindústrias, que dão uma renda estável às famílias, mas toda a sociedade, por consumir produtos certificados, com o selo do Programa Fábrica do agricultor, do governo do estado. Salienta-se, também, que esses produtos são fornecidos aos alunos da rede municipal e estadual, através do PNAE – Programa Nacional de alimentação Escolar, bem como são colocados à disposição da sociedade por meio do Compra Direta, outro programa do governo federal, que atende entidades que agregam pessoas necessitadas.

PRODUTOS
O diferencial na produção de farinha de milho do moinho de pedra, segundo Elbert, é que a farinha sai pré cozida e o milho usado na produção também recebe atenção especial desde o plantio até a colheita na propriedade da família, tendo inclusive um sistema de secagem própria para garantir a qualidade dos produtos do moinho "DoLopes". A unidade também vai produzir milho "canjica" para comercialização, produtos estes certificados para venda em todo o território paranaense. "Em breve estaremos com nossos produtos nos supermercados de Catanduvas e região". Informa Elbert.

Via assessoria de comunicação.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul