terça-feira, julho 14, 2015

Francisco Beltrão:Tornado arrancou casas do lugar e arrastou carros e caminhões


Temporal atingiu cerca de 50 casas em Francisco Beltrão (Foto: Micheli Arenza/RPC)Temporal atingiu cerca de 50 casas em Francisco Beltrão (Foto: Micheli Arenza/RPC)
Temporal atingiu cerca de 50 casas em Francisco Beltrão (Foto: Micheli Arenza/RPC)
Um temporal com chuva e ventos fortes deixou pelo menos 19 pessoas feridas na noite desta segunda-feira (13), em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná. A tempestade, que começou por volta das 19h, atingiu cerca de 60 casas, conforme um levantamento preliminar do Corpo de Bombeiros. Quinze dos feridos estavam em uma festa de aniversário durante o temporal.
De acordo com o Instituto Simepar, há a possibilidade de que o temporal tenha sido, na verdade, um tornado que atingiu a região. Contudo, ainda não é possível confirmar essa informação.
Dentre as 50 casas danificadas, pelo menos cinco foram totalmente arrancadas do lugar. Todas ficavam na área rural de Francisco Beltrão.
Nuvem se dissipou com a chegada da chuva (Foto: Vanin Aparecido/ Arquivo Pessoal)Nuvem registrada durante a tarde desta segunda
se dissipou com a chegada da chuva
(Foto: Vanin Aparecido/ Arquivo Pessoal)
A tempestade também arrastou carros e caminhões, derrubou árvores e postes e matou animais nas propriedades rurais. Além de Francisco Beltrão, há registros de estragos nas cidades de Barracão, Ampere, Santo Antônio do Sudoeste, Pranchita e Bom Jesus, todas próximas à fronteira com a Argentina.
Durante a madrugada, equipes dos Bombeiros, do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), da Polícia Militar e da Defesa Civil devem auxiliar os moradores. Pela manhã, está prevista uma vistoria mais detalhada em toda a cidade, para que os estragos sejam avaliados de forma mais precisa.
Nuvem funil
Durante a tarde desta segunda, um morador de Realeza, também no sudoeste, havia registrado a formação de uma nuvem funil.A nuvem tem o formato semelhante à de um furacão, mas não toca o solo. Conforme o Instituto Simepar, as chuvas fortes já eram esperadas para toda a região nesta segunda.
De acordo com o metereologista do Instituto Simepar, Samuel Braun, esse tipo de fenômeno é esperado na região por causa das condições climáticas. "Ela [a nuvem] é um estágio inicial de um tornando, mas além de tocar o solo, ela tem que provocar destruição para se caracterizar um tornado. Porém, a condição meteorologica é favorável para esse tipo de evento", explicou.
O Simepar também informou que outras tempestades devem atingir a região a partir de quarta-feira (15). Acredita-se que o acumulado de chuvas que deve cair em algumas cidades possa passar de 100 milímetros. No caso de Francisco Beltrão, a média para todo o mês de julho é de 135 milímetros de chuva.
Chuva no estado
A chuva que atinge o Paraná desde sexta-feira (10) já causou prejuízos para 11.834 pessoas, segundo a Defesa Civil Estadual. Segundo o levantamento, o temporal atingiu 21 municípios do estado, mas a cidade mais prejudicada foi Londrina, na região norte, onde 2 mil moradores foram afetados.
Vários animais foram encontrados mortos após a tempestade (Foto: Michelli Arenza/RPC)Vários animais foram encontrados mortos após a tempestade (Foto: Michelli Arenza/RPC)Via G1 / Paraná

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul