quinta-feira, julho 23, 2015

Laranjeiras do Sul:Prefeitura incentiva agroindústrias e fortalece agricultura familiar com assistência técnica a pequenos produtores

Habilitação sanitária tem sido a garantia do fornecimento de produtos para melhorar a renda familiar e abastecer o mercado consumidor local

Ao mesmo tempo que a Prefeitura de Laranjeiras do Sul vem atraindo e apoiando a chegada de novas empresas e a expansão dos setores produtivos, abrindo novos postos de trabalho e diversificando a economia do município, também está investindo em larga escala no incentivo ao crescimento da agricultura familiar, proporcionando a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de dezenas de pequenos agricultores com a criação de agroindústrias.

De 2013 até agora são dez agroindústrias formalizadas em Laranjeiras do Sul de produção de queijos, bolachas, pães, embutidos, entre outros. São produtores de várias comunidades que estão se beneficiando com as ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, como Recanto da Natureza, Assentamento 8 de Junho, Gramadinho, Barro Preto, Rio Laranjeiras, Faxinal Grande e Alto São João.

Para a médica veterinária da secretaria de Agricultura, Amábile Trento, "a habilitação sanitária garante que as agroindústrias atendam todos os padrões exigidos pela lei e a fiscalização para a produção de alimentos de qualidade e saudáveis, servindo de modelo para outras comunidades rurais de municípios da região, além de criar aos produtores condições para melhorar a renda familiar e abastecer o mercado consumidor local”.

Um dos exemplos da importância desse projeto de fortalecimento de agroindústrias que a secretaria de Agricultura vem desenvolvendo, pode ser visto na propriedade da agricultora Adriana Souza Vígolo que mora na comunidade do Gramadinho. Ela conta que a agroindústria de produção de bolachas surgiu como uma brincadeira, mas que hoje virou negócio graças ao apoio técnico que a prefeitura oferece a ela e a sua família.

Outra agricultura do Gramadinho que é um bom exemplo do projeto é Vera Lúcia Santi Kochem. Ela revela que há mais de 15 anos produz queijo colonial e com a ajuda da prefeitura seu produto recebeu a certificação sanitária para que pudesse continuar sendo vendido no comércio varejista.

Outras boas práticas de agroindústrias criadas em Laranjeiras do Sul e que recebem orientação e acompanhamento da equipe técnica da secretaria de Agricultura do município, são da Associação Cooperjunho no Assentamento 8 de Junho que trabalha na produção de queijo colonial, requeijão e doce de leite, além de panificados, a do produtor Josmar Bukovski do Gramadinho que investe na produção de derivados da carne suína como linguiça defumada e toscana, João Humeniuk no Barro Preto destinada a produção de mel, Vilmar Renosto do Rio Laranjeiras que produz embutidos de derivados da carne suína, Adriana Camargo e Júlia Godinho do Faxinal Grande que trabalham com a produção de pães, cucas e bolachas, e Jusçara Oleinik do Alto São João que também apostou na fabricação de queijo colonial.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul