sexta-feira, julho 10, 2015

O caminho das pedras começa no Paraná

Ao assumir a coordenação das relações do Paraná em Brasília passei a acompanhar a trajetória dos projetos enviados por nossos técnicos para obter recursos junto aos órgãos federais e internacionais. A experiência como chefe do Escritório de Representação em Brasília (governo Lerner, entre 1998/2000) mostrou que, independente da questão político-partidária, o caminho é longo, tortuoso e exige qualificação permanente do quadro funcional de todos os Estados.
No governo atual temos grandes projetos em andamento, a exemplo do Mãe Paranaense, Paraná Urgência, ProInveste, ParanáSeguro, Densevolvimento Rural Sustentável e Trem Pé Vermelho. Casos onde o fator republicano se impõe, ou seja, as esferas de Governo se entendem e se complementam porque viabilizá-los atende aos interesses de todos. Recebem, portanto, financiamentos do Governo Federal, do Banco do Brasil, do BNDES e de órgãos internacionais como o Banco Mundial (BIRD) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); e mostram que o corpo técnico paranaense é competente e eficaz .

Num outro patamar, onde os projetos são elaborados para atender uma região, ou mesmo um município ou uma pequena comunidade, o Governo do Paraná acaba de receber um apoio extraordinário, que deverá influir decisivamente no resultado da nossa missão em Brasília: a Federação da Agricultura (FAEP) contratou a FAE para, nos próximos três meses, ministrar treinamento a 30 técnicos do Governo Estadual, que pertencem aos quadros da secretária de Agricultura, em sua maioria, e que vão dedicar dois dias e meio por semana para frequentar o curso de Capacitação Profissional em elaboração, gestão e análise de projetos oferecido pela FAEP através da FAE Business School, de Curitiba.

Em resumo, o que está em pauta é a qualificação de funcionários públicos estaduais para que formulem projetos eficientes e viáveis a serem levados para os órgãos financiadores. É a renovação do conhecimento vital para a área pública, que deveria, a rigor, ser padronizada e constante, como acontece nas corporações modernas. O curso, de 246 horas, iniciado no último dia 11 de junho, será patrocinado pelo sistema SENAR/PR e foi saudado pelo secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, por se tratar de iniciativa indutora de iniciativas transformadoras.

Vejo, na condição de responsável por relações institucionais, com a missão de defender nossos projetos junto ao Governo Federal e nos órgãos internacionais melhores possibilidades de efetividade. Nossa missão é que bons projetos se transformem em obras estratégicas para o Paraná e gerem desenvolvimento social e econômico para o nosso Estado. A visão empresarial do dirigente da FAEP, Ágide Meneghette, representante do agronegócio, o mais importante segmento da economia paranaense, que gerou em 2014 mais de R$ 70 bilhões, deverá se estender por todo Governo. E os reflexos dessa iniciativa vão aparecer na forma de um poder público estadual ágil e realizador, porque sabemos que a decisão é em Brasília, mas o caminho das pedras começa aqui.
Cida Borghetti

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul