sexta-feira, julho 24, 2015

Paraná - Coreia do Sul pode apoiar revitalização do Rio Iguaçu

A experiência da Coreia do Sul em recuperação de rios urbanos poderá ser aplicada no projeto do Governo do Paraná de revitalização da bacia do Rio Iguaçu. A proposta de cooperação técnica foi apresentada na quarta-feira (22) pela vice-governadora e coordenadora do comitê estratégico de revitalização do Rio Iguaçu, Cida Borghetti, ao embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Jeong-Gwa Lee. 
Segundo Cida Borghetti, o Paraná quer implantar projetos semelhantes aos realizados na revitalização de bacias hidrográficas urbanas sul-coreanas. Um exemplo citado é o trabalho feito no Rio Cheonggyechon, em Seul. 

"A Coreia do Sul promoveu uma transformação ambiental e urbana devolvendo qualidade de vida aos moradores de Seul. O trabalho é considerado uma referência mundial e gostaríamos de aproveitar essas boas experiências aqui no Paraná", afirmou Cida. 

O embaixador Jeong-Gwa Lee manifestou interesse na cooperação e afirmou que a embaixada fará contatos com órgãos técnicos do governo sul-coreano e empresas para estabelecer as parcerias. 

A bacia do Rio Iguaçu é a maior do Estado, servindo para geração de energia elétrica, desenvolvimento agrícola e industrial e onde está ainda uma das primeiras unidades de conservação do país, o Parque Nacional do Iguaçu. Porém, é no trecho mais urbanizado, de Curitiba e Região Metropolitana, que consiste o interesse do Governo na parceria técnica com a Coreia do Sul. 

INTEGRAÇÃO - A revitalização é um projeto integrado do Governo do Estado que envolve secretarias estaduais, autarquias, empresas públicas e 109 municípios, onde vivem cerca de 4,4 milhões de paranaenses. Também serão envolvidos universidades, organizações não governamentais, ambientalistas e setores usuários de recursos hídricos como indústria e agricultura.

“Vamos nos unir para salvar os trechos ameaçados no nosso rio mais emblemático. É o compromisso que temos, como governo e sociedade, com as futuras gerações”, salientou Cida Borghetti. 

O coordenador do grupo gestor de revitalização do Rio Iguaçu, Mario Celso Cunha, reforçou que o trabalho integrado permitirá a execução de projetos mais eficientes. Segundo ele, os Institutos Lactec farão consultoria na elaboração de planos estratégicos e sistematizarão de todos os projetos, planos e ações em execução e previstos. 

SEMELHANÇAS - De acordo com o técnico da secretaria do Meio Ambiente e especialista em Recursos Hídricos, Mauri Cesar Barbosa Pereira, que acompanhou a visita ao embaixador, a área da bacia do Cheonggyecheon se assemelha muito à do Rio Belém, que nasce em Curitiba e percorre a capital no sentido Norte-Sul, até a sua foz, no Rio Iguaçu, ainda dentro do município. 

“O Belém é um dos principais afluentes do Iguaçu e onde está o grande desafio para qualquer projeto de recuperação da maior bacia hidrográfica do Paraná disse Mauri. “Atualmente Seul é o maior exemplo no mundo em reabilitação de rios urbanos e pode contribuir muito com o Paraná.” O técnico participou neste ano do VII Fórum Mundial da Água, na Coreia do Sul, e conheceu o projeto e os resultados no Rio Cheonggyechon. 

Além da Sanepar e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o projeto de revitalização envolve as secretarias da Agricultura e Abastecimento, do Planejamento e Coordenação Geral e a do Desenvolvimento Urbano, a Companhia Paranaense de Energia (Copel), os institutos das Águas do Paraná, Ambiental do Paraná (IAP) e Lactec, a Casa Civil, Adapar e ParanáCidade.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul