sábado, julho 11, 2015

Paraná - Esta sexta dia 10, foi de destruição, enchentes e alagamentos em várias cidades




Pelo menos treze cidades do Paraná, principalmente nas regiões Norte, Oeste e Noroeste, tiveram problemas com a chuva forte – em alguns casos, acompanhada de granizo – que castigou o Estado.

Segundo dados preliminares, pelo menos 700 pessoas acabaram afetadas nesta sexta dia 10.

As cidades que registraram destruição foram Cafelândia, Campo Mourão, Cianorte, Floresta, Guapoema, Indianápolis, Janiópolis, Loanda, Marechal Cândido Rondon, Marialva, Nova Londrina, São Pedro do Paraná e Umuarama. Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, as regiões mais atingidas foram Campo Mourão, Floresta e Umuarama.

Em Rondon, Marialva, Loanda e Nova Londrina, dezenas de imóveis ficaram destelhados por causa do temporal. Houve queda de energia e árvores caíram. Não há dados de quantas pessoas foram afetadas.

Em Janiópolis (noroeste do Estado), houve granizo, que caiu durante uma hora. De acordo com o prefeito José Domingos Poeira, 150 imóveis foram danificados e 700 pessoas foram afetadas.

Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, a chuva forte que atingiu as regiões foram provocadas pelo encontro de duas tempestades – uma vinda da Amazônia e outra da Argentina.

Para este fim de semana (sábado, 11, e domingo, 12), a previsão é de mais chuva em todas as cidades das regiões norte e noroeste do estado. Pode haver alagamentos nos centros urbanos e cheia de rios.

A previsão de chuvas acima da média neste fim de semana e até meados da próxima semana mantém de prontidão toda a estrutura da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. “Os municípios paranaenses contam com um plano de contingência, que elenca uma série de ações que devem ser desenvolvidas em casos de eventos adversos ou ocorrências de desastres”, disse o capitão Dorico Borba, da Defesa Civil. 
(Com Bem Paraná e G1)

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul