quinta-feira, julho 02, 2015

Paraná - Gaeco denuncia 17 envolvidos em desvios

Empresários, funcionários públicos, um ex-secretário municipal e até o prefeito de Maripa, Anderson Bento Maria, estão entre os denunciados pelo Gaeco como resultado da Operação Tentáculos. Os desdobramentos da operação deflagrada no final de março apontaram fraudes a licitação, falsidade ideológica, peculato e crimes de responsabilidade. O alvo da investigação foram contratos de pavimentação em Maripá e Marechal Cândido Rondon e os indícios é que parte dos contratos não era executada.

A Gaeco apresentou cinco denúncias e a CGN teve acesso aos processos, onde constam os nomes dos 16 réus, além do prefeito de Maripá. Em Marechal Cândido Rondon são três denúncias. Uma investiga o crime de peculato – desvio de dinheiro público - e tem como réus Adriano José Cottica (ex-secretário de Obras da cidade e ), Marcia Dumcke Becker, Odair Antonio Canelo e Rene Schuck. Para a juíza Eveline Zanoni de Andrade há materialidade e indícios de autoria, por isso a denúncia foi recebida.

Outros dois processos que tramitam em Marechal Cândido Rondon, investigam crime da Lei de Licitações. Um deles tem como réus o empresário Ivan Kist, Itamar Dall'Agnol e Ulides João Manica. O outro, pelo mesmo crime, tem sete denunciados: Adriana Kochepka Marchese, Elias Maria dos Santos (comandante da PRE), Fernanda Eduvirges de Almeida dos Santos, Lari Pedro Nunes, Lucimara Teresinha Unfried, Marcia Cristiane Schneider e Ormindo Arcanjo Moreira. Ambas as denúncias foram recebidas.

Maripá

No processo que tramita na Vara Criminal de Maripá a ação penal apura Crimes de Responsabilidade e figuram como réus Donaldo Seling, Ivan Kist e Orlando Binsfeld. A petição inicial já foi protocolada, mas o magistrado ainda não recebeu a denúncia.

Prefeito de Maripá

Na lista de investigados também está o prefeito de Maripá, Anderson Bento Maria. Por ter foro privilegiado, o processo referente a ele tramita no Tribunal de Justiça, em Curitiba

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul