segunda-feira, julho 20, 2015

Plauto recepciona ministro chileno oferece apoio para criar corredor de exportação agrícola

Em visita oficial ao Paraná o ministro conselheiro da embaixada da República do Chile, Jaime Andrés Chomal, foi recepcionado pelo primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), deputado Plauto Miró Guimarães Filho. O ministro veio pedir apoio ao parlamento paranaense para a criação de projetos que possam estreitar as relações comerciais entre os dois países.

Chomal destacou a necessidade da criação de um corredor para facilitar o escoamento da safra paranaense pelos portos do norte do Chile. Ao mesmo tempo fazer uma conexão ferroviária entre os portos de Paranaguá e de Antofagasta. “A interligação física entre as regiões sul e centro oeste do Brasil e o Chile é fundamental. Exportar nossas safras para os países orientais ficará mais barato e ao mesmo tempo haverá condições de empresas brasileiras de vários setores investirem no Chile assim como as chilenas irem para o Brasil”, argumentou o ministro.

Entre as empresas com potencialidade para investir no Chile está a Copel. O próprio ministro alega que o país tem uma carência tecnológica muito grande na geração de energia. “Temos interesse na Copel porque é uma referência no setor”.

O deputado Plauto elogiou a iniciativa do Chile que também vai beneficiar a Argentina e o Paraguai. “O Chile já investe no Brasil cerca de R$ 26 bilhões de dólares e podemos ampliar ainda mais esta parceria. O Poder Legislativo paranaense está à disposição, especialmente na elaboração de leis que sejam para facilitar este relacionamento comercial e cultural”.

Plauto disse que fará a intermediação entre a ALEP e o governo do Estado para fazer com que os projetos sejam efetivados o mais rápido possível. “Vamos nos empenhar para que o processo se consolide”.

Assessoria de comunicação

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul