sexta-feira, novembro 20, 2015

Tornado deixa rastro de destruição em Marechal Cândido Rondon






Na entrada da cidade, os sinais deixados pela força do tempo eram inacreditáveis. Uma fileira de postes foi simplesmente derrubada e alguns ficaram retorcidos. 

O Portal de Marechal Cândido Rondon, marca da cultura germânica, teve parte das telhas arrancadas. E a cada passo dentro do município, as surpresas eram mais negativas.

Comércios, casas, prédios públicos, igrejas, veículos, tudo com marcas de destruição. Em menos de dois minutos, segundo a população, o tornado, acompanhado da chuva, não deixou nada intacto por onde passou. O tornado atingiu, principalmente, a região Oeste de Marechal.

Na hora da passagem do mal tempo, a família se escondeu aqui embaixo dessa mesa. Móveis ficaram destruídos e o que sobrou foi levado para a vizinhança. Foram centenas de destelhamentos. Por todo o lado, havia gente sobre os telhados, tentando consertar o que era possível. A mão do seo Auri ficou machucada, enquanto fazia o serviço.

O trânsito ficou complicado. Curiosos ou pessoas em busca de notícias de amigos e parentes deixaram os trajetos mais difíceis. Muitas árvores também estavam pelo caminho, várias na sequência, algumas arrancadas pela raiz. Para se ter ideia da força do vento, um ônibus e um caminhão foram tombados durante o tornado. O galpão da cooperativa ficou quase sem cobertura. No bairro São Lucas, outra área bastante afetada, a Escola Municipal Marechal ficou com o ginásio desse jeito, virou um amontoado sem serventia, uma cena que emocionou dona Mirna.

Por todo o lado, além de perdas, o que se viu foi uma corrente de solidariedade. Gente que não foi afetada atravessando a cidade para colaborar.

Parte do município ficou sem energia elétrica e internet. Funcionários da Copel tentavam fazer os ajustes para a comunicação retornar. Na Defesa Civil, muito trabalho. Até o início da noite, já haviam sido distribuídos 4000 m² de lonas. Toda hora, os moradores chegavam para buscar um pedaço para cobrir o que sobrou.

O helicóptero do Consamu foi chamado para resgatar os feridos. Pelo menos 12 pessoas tiveram algum ferimento no meio do temporal, uma delas em estado grave.

O Prefeito de Marechal, Moacir Froelich, percorreu o município, e agora espera ajuda.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul