terça-feira, fevereiro 09, 2016

Agricultores aproveitam Carnaval para colher soja

No estado inteiro a produção deve chegar a 5.24 milhões de toneladas
É Carnaval e a data nem sempre remete à festa. Nada de Avenida, nada de bloco e muito menos carros alegóricos tradicionais. Aqui, a Avenida é o campo, o bloco é o da agricultura e os carros alegóricos são os grandes responsáveis por colher e plantar os grãos na terra. O ritmo é acelerado e quem deixa pra pular o carnaval agora, dança depois.
"O carnaval pra nós é normal trabalhar, nos últimos anos a gente tem trabalhado no carnaval, sendo feriado a estrada fica perigosa, a praia tá cheia também nem se tem pra onde ir, então a gente prefere tirar o produto que está pronto da lavoura do que fazer um dia ou dois de folga e depois ter um prejuízo enorme possivelmente de uma chuva que vem depois".

Assim como a bateria de uma escola de samba, grupo para trabalhar no campo precisa ser unido. Da mesma maneira que a harmonia precisa da percussão para complementar a sonoridade. Um funcionário precisa do outro para que o processo todo seja finalizado.

Aqui na fazenda são colhidas mais de 50 mil sacas de soja. Uma média de 63 para cada hectare de um total de 800.

De acordo com o IBGE, no estado inteiro a produção deve chegar a 5.24 milhões de toneladas, apesar das dificuldades, o número é 6.7% superior ao ano passado.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul