sexta-feira, fevereiro 12, 2016

Família faz campanha para conseguir coração

                              
                         

Um casal de Curitiba lançou uma campanha nas redes sociais para chamar a atenção sobre a importância da doação de órgãos. Foi a saída encontrada pela farmacêutica Paula Fuentes e pelo analista de sistemas Daniel Silva para tentar salvar a filha Isabella Silva, de cinco meses. 

Em novembro do ano passado, a bebê foi diagnosticada com uma doença cardíaca que dilata o coração. Desde então, Isabella está internada na UTI do Hospital Pequeno Príncipe. A mãe, Paula Fuentes, explica que, desde pequena, a bebê dava sinais de que algo não ia bem.

No mesmo dia em que recebeu o diagnóstico de miocardiopatia dilatada, Isabella foi internada às pressas na UTI. A doença, causada por um vírus, ataca o músculo do coração. No caso da criança, o órgão já está duas vezes maior do que o normal para a idade dela. Como Isabella não reagiu às medicações durante o internamento, os médicos apontaram que a única saída para salvar a vida da bebê é o transplante de coração.

Nesta quarta-feira (10), Isabella teve uma piora na função cardíaca. O quadro de saúde ainda é considerado grave. A família se divide, agora, entre a esperança de encontrar um doador compatível e a conscientização sobre a importância de doar os órgãos. Nesta quinta-feira (11), familiares e amigos se reuniram em frente ao Hospital Pequeno Príncipe para distribuir panfletos sobre o tema. Uma campanha na internet também tenta mobilizar ainda mais pessoas. 

A diretora da Central de Transplantes do Paraná, Arlene Badoch, conta que a espera média por um coração na fila de transplantes chega a cinco meses. Isso no caso de adultos, porque entre as crianças o tempo pode ser ainda maior.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul