quinta-feira, fevereiro 11, 2016

Para combater dengue, Andradina aumenta distribuição de crotalária

A cidade de Andradina (SP) já registrou nestes primeiros dias deste ano 57 casos de dengue. Para ajudar no combate à doença, a prefeitura resolveu aumentar a distribuição de sementes de crotalária para população. A planta atrai a libélulas, predador natural do mosquito Aedes Aegypti.

O projeto começou em 2014, quando Andradina registrou apenas 49 casos da doença. Um ano antes foram três mil casos confirmados. Em 2015 a cidade teve uma nova epidemia, 1.829 casos positivos, duas pessoas morreram. Neste ano para ajudar a controlar a doença o objetivo é plantar quase 300 quilos de semente. “A gente resolveu adotar como mais uma ação a distribuição gratuita, tanto em busca voluntária do cidadão como a entrega de casa em casa dos agentes de saúde”, diz o secretário de Agricultura e Abastecimento de Andradina, Sílvio Spegiorin.

A planta de origem indiana é muito usada na recuperação de solo. Em Andradina está espalhada por toda cidade, mas a missão dela é outra: proteger os moradores do mosquito que transmite dengue, chikunguya e o vírus zika.

A crotalária atrai a libélula, predador natural do Aedes aegypti. O engenheiro agrônomo Cláudio Gotardo explica que o inseto pode eliminar o Aedes aegypti quando ele já é adulto ou ainda em forma de larva. “Essa libélula vai fazer suas posturas em água limpa, igual ao Aedes e a larva da libélula se alimenta da larva do mosquito e a libélula adulta se alimenta também do mosquito adulto”, afirma o engenheiro agrônomo. 

Para atrair os insetos, a planta tem que produzir flores e a florada acontece de 90 a 120 dias. Para espalhar as flores da crotalária pela cidade a participação do morador é importante. Por isso as agentes de saúde entregam sementes da planta durante as visitas casa a casa. “A gente está prevenindo com esta planta, que é uma forma natural de combate”, afirma a dona de casa Márcia Amaral.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul