sábado, fevereiro 13, 2016

Paraná tem 1.362 casos confirmados de dengue em 8 dias, aponta Saúde


Em oito dias, o Paraná teve 1.362 novos casos confirmados de dengue. O último boletim com os números da doença foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quarta-feira (10). Ao todo, são 4.806 casos, sendo 586 importados de outras localidades. Além disso, mais três cidades do estado estão com epidemia de dengue, totalizando 14.

Até dia 2 de fevereiro, eram 3.444 casos confirmados no estado no período investigado – desde agosto de 2015.

Mortes
A Sesa também confirmou uma nova morte por dengue. O caso aconteceu em Curitiba. Um homem de 65 anos morreu na terça (9) vítima da forma mais grave de dengue.

Já são seis mortes por dengue no estado em 2016: uma em Curitiba; quatro em Paranaguá, no litoral; e uma em Foz do Iguaçu, no oeste. Outros nove casos ainda estão em investigação, conforme a Sesa.

A Secretaria Municipal de Saúde já havia confirmado nesta quarta-feira que esta é era primeira morte em decorrência da doença na cidade do ano. O caso é importado – o paciente tinha viajado para o Paraguai, onde os índices da doença estão altos.

Epidemia
As cidades de Santa Terezinha de Itaipu(oeste), Tapira (noroeste) e Rolândia (norte) entraram em situação epidêmica neste novo boletim. Agora, são 14 municípios com epidemia.

Rancho Alegre, Santo Antônio do Paraíso, Mamborê, Cambará, Munhoz de Mello, Itambaracáe Guaraci e Assaí, no norte; Nova Aliança do Ivaí e Santa Isabel do Ivaí, no noroeste; e Paranaguá, no litoral, já estavam na lista de cidades epidêmicas.

Para que seja considerada epidemia, é preciso a confirmação de mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes. O estado de alerta é decretado a partir do momento em que os registros ficam acima de 100 casos a cada 100 mil habitantes.

Na sexta (5), o governador Beto Richa (PSDB) decretou situação de emergência em Paranaguápor causa da dengue.

Zika
O novo informe técnico apresentou 25 casos vírus da zika confirmados no Paraná. O aumento das confirmações é resultado dos novos testes utilizados desde o início de fevereiro pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PR), segundo a Sesa.

Dos 25 casos, 11 são importados e três autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. Dois casos são de Colorado, região noroeste do estado, e um de Londrina, no norte. Os outros 11 casos estão em investigação para determinar a origem da doença, se é importada ou autóctone.

Chikungunya

Ainda de acordo com a Sesa, os mesmos exames também possibilitaram a ampliação no número de confirmações de chikungunya no Paraná. Agora são 11 casos neste período epidemiológico. Apenas um deles é autóctone, contraído no município de Mandaguari, na Região de Maringá, no norte.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul