quinta-feira, fevereiro 11, 2016

Paraná tem 25 casos confirmados de Zika


Além de 4.800 casos de dengue, o Paraná já tem 25 casos confirmados da febre zika e onze de chikungunya. Entre as ocorrências da zika, três são autóctones, ou seja, contraídas aqui.

Duas em Colorado, região noroeste do Paraná, e uma de Londrina, no norte do Estado. As outras onze estão em investigação, para detectar a origem da doença. Ainda não há a informação se alguma gestante está na lista dos infectados.

Apenas um caso de febre chikungunya, entre os onze confirmados, foi contraído no estado, no município de Mandaguari, na regional de Maringá.

De acordo com a chefe da vigilância ambiental da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Ivana Belmonte, o cresciemnto expressivo no número de casos é por conta de uma nova tecnologia usada para realizar os testes para confirmação das doenças.

O novo exame aumentou a capacidade do estado de 60 para 1400 testes semanais, com prazo de uma semana para divulgação do diagnóstico. Ivana Belmonte afirma ainda que o número de casos das três doenças vai continuar aumentando.

O número de casos de dengue confirmados no Paraná subiu para 4.806, sendo 586 importados de outras localidades. Em 182 municípios já foram confirmados casos da doença. O número de cidades em epidemia também aumentou, passando de 11 para 14.

O atendimento aos casos suspeitos tem inchado o atendimento nos hospitais de todo o estado. No entanto, a secretaria de Saúde afirma que o Paraná já passou por situações piores: no período de agosto de 2012 a julho de 2013 teve 54 mil e 700 casos confirmados de dengue.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul